Como Estudar Fora Do Brasil: Melhores Possibilidades

Como Estudar Fora Do Brasil: Melhores Possibilidades

Como Estudar Fora Do Brasil

Anúncios

Existem várias possibilidades para você estudar fora do Brasil, veja como é o processo. 

 Já pensou em estudar fora do Brasil, mas não sabe como fazer todo esse processo. Existem inúmeras possibilidades basta que você queira. Hoje vamos te ajudar com isso indicando e dando dicas de quais são as possibilidades para estudar fora do Brasil. Seguindo o nosso passo a passo você terá ainda mais facilidade para passar por mais essa etapa da sua vida. 

É necessário alguns pré-requisitos, então é melhor se preparar quanto antes, mas com a nossa ajuda tudo se torna Ainda mais simples.

Como estudar fora do Brasil – Processo 

Como Estudar Fora Do Brasil
Como Estudar Fora Do Brasil. (Imagem: Reprodução)

Estudar fora do Brasil parece complicado, mas não é faça que você siga alguns passos necessários. O processo pode até ser trabalhoso, entretanto há um caminho, e necessita de esforços e sacrifício para quem é estudante. 

Hoje vamos dar algumas dicas importantes para que você que queira estudar fora do Brasil tenha ainda mais facilidade, escolha o país e a cidade, avalie a escola e também organize sua documentação. Vale a pena lembrar que é necessário fazer alguns exames e depois é só partir para essa nova fase.

Há um mercado grande lá fora, principalmente ao ter uma profissão com demanda interessante é possível conseguir uma vaga de trabalho, assim que terminar o curso. Vamos entender qual o processo todo de início. 

Anúncios

1. Planeje seu projeto 

é importante definis seu projeto, ou seja, o que você irá fazer no exterior. Contudo, pense em que você estudar fora do Brasil. Há diversos cursos, temas para cursos e faça o planejamento. Defina se fará i intercâmbio, especialização, pós-graduação. O Mestrado, Doutorado ou cursos de curta duração são validos. Existe também a possibilidade de fazer o turismo educacional, para quem quer estudar e conhecer lugares.  

2. Que tipo de aluno você é 

Está é uma tarefa difícil, mas pode te ajudar na escolha das opções. Contudo, uma parte bastante importante para o processo. Então, você precisa definir se é um estudante excelente, bom ou mediano. Isto é importante, pois com isso você nai vai gastar mais do que o necessário.

O que pode fazer é conversar e se aconselhar com professores para saber como é seu despenho. Os professores podem avaliar melhor isso. 

Anúncios

3. Estudar Inglês 

Estudar o inglês é importante, isto é, o idioma do país que pretende estudar. Caso vá estudar idiomas, nada mais justo do que começar aprimorando já aqui no Brasil. O exame de proficiência, você conhece? Além disso, estudar fora do Brasil consiste em escolher e definir, também, qual idioma estudará. 

Como o planejamento da ida é demorada, ou melhor, dizer, a longo prazo, pode aprimorar seu idioma antes de ir. O exame de proficiência é algo necessário, sendo importante definir que pais pretende ir. 

4. Bolsa de Estudos 

Existem diversas bolsas de estudos internacionais, diversas faculdades oferecem. Aconselhamos que se informe bem sobre a bolsa para estudar fora. Não pode esquecer que há tempo certo para a inscrição. Separe seus documentos, pois essa é uma oportunidade para que tudo aconteça ainda mais rápido. 

O que precisa para estudar fora do Brasil  

Primeiramente, o histórico é algo importante, uma vez que a faculdade irá avaliar as matérias. Além disso, o histórico de vida também é importante. Sobretudo, há uma nota para que as pessoas conseguiam as vagas e possam trabalhar fora do Brasil. Nos EUA, por exemplo, é preciso 100 pontos, divisos em categorias. 

Para entender melhor, funciona da seguinte maneira, sua nota do ensino médio e graduação. Nos Estados Unidos, esses mesmos 100 pontos são divididos em várias coisas. Sobretudo é representado 10 dos 100 pontos nesse quesito. Então, os 30 pontos serão somados no exame de conhecimento. O estudante precisa fazer o SAT ou ACT. Já Caso vá fazer um mestrado ou para um doutorado, é geralmente cobrado o GMAT ou o GRE.

Acima falamos sobre estudar o idioma, contudo, os outros  20 pontos servem para a avaliação das provas de proficiência em inglês. Lembrando que este é um requisito de toda a faculdade em qualquer lugar do mundo que tenha aulas em inglês. Países como Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e outros peidaram esse certificado. 

A prova de proficiência em inglês pode ser o TOEFL ou o IELTS são as que deve fazer. No entanto, essas duas são as principais, válidas em 99,9% dos casos. As outras existentes são mais específicas, contudo, há faculdades que não aceitar. Então, né melhor fazer TOEFL ou o IELTS. 

Documentos para estudar fora do Brasil

  • Histórico escolar
  • Prova de conhecimento;
  • Prova de proficiência em inglês.
  • Essays;
  • Cartas de recomendação dos seus professores.
  • Bolsas de estudos;
  • Passaporte e visto.

Conclusão 

Definir o país e a faculdade ou curso que vai fazer já no planejamento vamos tirar, isso levará algum tempo, então comece meses antes de ir.

É interessante também entender pesquisando em sites plataformas qual é o valor de estadia e como você faz para ter acessoa moradia gratuita nos Estados Unidos ou em outro país que pretende estudar. O intuito de estudar fora do Brasil é obter a chance de conhecimento de cultura e também o mercado de trabalho amplo. 

É importante se programar, então faça um planejamento com tudo o que precisa. Sobretudo, separe seus documentos, se informe dentro das plataformas, ou seja, da cidade ou da instituição que quer fazer o curso. É importante também guardar dinheiro e ter uma estimativa de quanto vai gastar nessa empreitada, pense sobre tudo o que irá gastar antes de ir, assim terá dinheiro de sobra. 

Gostou? Então, escolha desde já seu roteiro, seu curso, a universidade e faça de seu sonho a realidade.

Rolar para cima