Concursos Que Não Precisam de Ensino Superior

Concursos que não precisam de superior

inscrever cursos gratuitos SENAI

Anúncios

Os concursos públicos são uma excelente oportunidade para aqueles que buscam uma carreira estável e com boa remuneração no setor público. Muitas vezes, no entanto, os candidatos se sentem desencorajados ao verem que os requisitos para algumas vagas exigem a formação superior. Mas isso não significa que não existam concursos que não precisam de superior.

Aliás, existem diversos concursos que não precisam de superior, sendo possível encontrar vagas para diferentes áreas de atuação e com salários atrativos. Nesse artigo, trouxemos concursos e matérias para concursos de nível abaixo:

Principais concursos que não precisam de superior

Concursos para cargos de nível fundamental: Esses concursos são destinados a candidatos que tenham apenas o ensino fundamental completo.

Concursos para cargos de nível médio: Os concursos para cargos de nível médio costumam ser bastante procurados, principalmente por aqueles que desejam ingressar no serviço público. Existem diversas áreas de atuação como administração, saúde, segurança pública, entre outras, por exemplo. Os cargos mais comuns são os de técnico administrativo, técnico em enfermagem, agente administrativo, agente de segurança, entre outros.

Concursos para cargos de nível técnico: Esses concursos são destinados a candidatos que possuam formação técnica em áreas específicas, como técnico em segurança do trabalho, técnico em contabilidade, técnico em eletrônica, por exemplo.

Concursos para cargos de agente comunitário de saúde e agente de endemias: Esses concursos são destinados a candidatos que tenham o ensino fundamental completo e residam na área de atuação do cargo

Anúncios

Técnico Administrativo: cargo que pode ser encontrado em diversos órgãos públicos, como ministérios, secretarias, autarquias e empresas públicas. É responsável por realizar atividades administrativas, como elaboração de documentos, atendimento ao público e controle de processos.

Assistente de Alunos: cargo presente em escolas e universidades, responsável por auxiliar no cuidado e supervisão dos alunos em atividades extracurriculares.

Possíveis vagas

Técnico em Enfermagem

Cargo que pode ser encontrado em hospitais, postos de saúde, unidades de pronto atendimento e outras instituições de saúde. É responsável por auxiliar na assistência aos pacientes, como administração de medicamentos, coleta de exames e cuidados básicos.

Anúncios

Agente Administrativo

Cargo que pode ser encontrado em diversos órgãos públicos, é responsável por atividades administrativas, como atendimento ao público, controle de processos e elaboração de documentos.

Técnico em Informática

Cargo presente em empresas e órgãos públicos, é responsável por realizar atividades relacionadas à manutenção de equipamentos, configuração de redes e sistemas de informática.

Corpo de Bombeiros e Polícia Militar

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar são órgãos que oferecem diversas vagas para quem tem o ensino médio completo. As oportunidades, então, são para os cargos de soldado, com remuneração atraente e possibilidade de crescimento na carreira.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

O INSS é um dos órgãos públicos que mais oferece vagas para quem tem o ensino médio completo. Aqui as oportunidades são para os cargos de técnico do seguro social, com salário inicial bastante atrativo e possibilidade de progressão na carreira.

Forças Armadas

As Forças Armadas oferecem diversas oportunidades para quem tem o ensino médio completo. Os cargos disponíveis são para as áreas administrativas, de saúde e de segurança, com remunerações bastante atrativas e benefícios como alimentação, moradia e assistência médica.

Educação

A área de educação é uma das que mais oferecem oportunidades para quem tem o ensino médio completo. Os cargos disponíveis são para auxiliar de educação, técnico em secretaria escolar, merendeira, entre outros. Além disso, existem vagas para as áreas de educação especial e educação infantil.

Saneamento

As empresas de saneamento básico também oferecem diversas vagas para quem tem o ensino médio completo. As oportunidades são para os cargos de agente administrativo, agente operacional e técnico em química, por exemplo.

Tribunais

Os tribunais de justiça oferecem vagas para quem tem o ensino médio completo. Os cargos disponíveis são para auxiliar judiciário, técnico judiciário, entre outros. As remunerações, aliás, são bastante atrativas e os benefícios incluem vale-transporte, vale-alimentação e plano de saúde.

Essas são apenas algumas das oportunidades que existem para quem não tem formação superior. É importante lembrar que cada concurso tem suas próprias exigências e pré-requisitos, por isso é fundamental estar atento às informações disponíveis nos editais.

Concursos que  não precisam de superior
Concursos que não precisam de superior (Fonte: Freepik)

Concursos de nível médio

Banco do Brasil – Concurso para escriturário: O Banco do Brasil oferece um dos melhores salários para o cargo de escriturário, que é destinado a candidatos com ensino médio completo.

Correios – Concurso para atendente comercial: Os Correios são uma das maiores empresas estatais do país e oferecem uma boa remuneração para atendentes comerciais de nível médio.

Polícia Militar – Concurso para soldado: A Polícia Militar é uma das carreiras mais procuradas por candidatos de nível médio, pois oferece estabilidade, segurança e um bom salário.

Receita Federal – Concurso para assistente técnico-administrativo: A Receita Federal é responsável pela arrecadação de impostos no país e oferece uma boa remuneração para o cargo de assistente técnico-administrativo.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – Concurso para técnico do seguro social: O INSS é uma autarquia federal responsável pela concessão de benefícios previdenciários e oferece uma boa remuneração para técnicos do seguro social.

Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – Concurso para técnico judiciário: Os tribunais regionais eleitorais oferecem oportunidades para candidatos de nível médio no cargo de técnico judiciário, com salários e benefícios atraentes.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Concurso para agente de pesquisa e mapeamento: O IBGE é responsável pela produção de dados estatísticos do país e oferece vagas para agentes de pesquisa e mapeamento, com boas remunerações e benefícios.

Como estudar para nível médio

Estudar para concursos de nível médio pode exigir dedicação e organização para cobrir todo o conteúdo necessário. Mas, nem sempre é fácil entender como começar estudar para concursos que não precisam de superior. Sendo assim, separamos dicas para ajudá-lo a se preparar são:

Identifique o conteúdo do edital

Além disso, é importante que você leia atentamente o edital do concurso para identificar as matérias que serão cobradas. Ao fazer isso, então, você pode criar um plano de estudos focado nas disciplinas mais relevantes.

Faça um cronograma

Com base nas matérias identificadas no edital, crie um cronograma de estudos para dividir o tempo que você tem disponível para estudar. Além disso, reserve tempo para revisar o conteúdo estudado e para resolver questões de concursos anteriores.

Material de estudo

Este tópico, portanto, indica buscar livros, apostilas e materiais didáticos que abranjam todo o conteúdo do edital. Alguns sites disponibilizam materiais gratuitos para estudo.

Estude com qualidade

Estudar por horas e horas sem qualidade pode ser improdutivo. Por isso, é importante estabelecer um horário e um local de estudo que permita que você se concentre e absorva o conteúdo. Estude em um ambiente tranquilo e evite distrações, como celular e redes sociais.

Faça resumos e mapas mentais

Resumos e mapas mentais são uma forma de fixar o conteúdo estudado. Crie esquemas visuais e use cores para ajudar na memorização.

Resolva questões

Resolva questões de concursos anteriores para testar seus conhecimentos e identificar as áreas que precisam de mais estudo, pois isso também ajuda a acostumar-se com a dinâmica da prova e a gerenciar melhor o tempo de resolução.

Cuide da sua saúde mental

Estudar para concursos pode ser estressante e cansativo. É importante cuidar da sua saúde mental, praticando atividades físicas e mantendo contato com amigos e familiares.

Quais matérias caem em concursos nível médio

Os concursos de nível médio podem incluir diferentes matérias de língua portuguesa, dependendo do cargo e do órgão que está realizando o concurso. No entanto, geralmente as matérias de língua portuguesa que costumam ser cobradas em concursos de nível médio são:

As matérias que caem em concursos que não precisam de superior, de nível médio podem variar de acordo com o edital do concurso específico. No entanto, geralmente as seguintes disciplinas costumam ser cobradas:

Língua Portuguesa

Interpretação de texto: Leitura e compreensão de textos de diferentes gêneros e formatos.

Gramática: Conhecimentos sobre morfologia (classes de palavras, flexão nominal e verbal), sintaxe (análise sintática e semântica de frases), semântica (significado das palavras e expressões), ortografia, pontuação e acentuação.

Redação: Produção de textos dissertativos, argumentativos ou descritivos, com clareza, coesão e coerência.

Literatura: Estudo das principais escolas literárias e autores da literatura brasileira.

Matemática

Os concursos de nível médio podem variar bastante em termos de conteúdo de matemática cobrado. No entanto, aqui estão algumas das matérias mais comuns que podem ser abordadas:

Aritmética: incluindo números inteiros, frações, porcentagens, razões e proporções, regra de três simples e composta, juros simples e composto, entre outros.

Álgebra: incluindo equações do primeiro e segundo grau, sistemas de equações, inequações, progressões aritméticas e geométricas, entre outros.

Geometria: incluindo geometria plana, geometria analítica, geometria espacial, trigonometria, entre outros.

Estatística: incluindo noções de estatística descritiva, média, moda, mediana, desvio padrão, distribuições de frequência, entre outros.

Matemática financeira: incluindo cálculo de juros simples e compostos, descontos, taxas de juros, entre outros.

Conhecimentos Gerais

História do Brasil: principais eventos históricos, período colonial, independência, república e democracia;

Geografia: principais características do Brasil, relevo, clima, população, economia, entre outros;

Atualidades: acontecimentos relevantes no Brasil e no mundo, política, economia, cultura e ciência.

Conhecimentos Específicos
informática

Os concursos de nível médio na área de informática geralmente cobram conhecimentos básicos em informática, incluindo:

Sistemas Operacionais: conceitos básicos de sistemas operacionais, instalação e configuração de sistemas operacionais Windows e/ou Linux.

Pacote Office: conhecimento em uso de aplicativos de escritório como Microsoft Word, Excel, PowerPoint e Outlook.

Redes de Computadores: noções básicas de redes, como endereçamento IP, protocolos de comunicação, topologias de redes, dispositivos de rede e configuração básica de rede.

Segurança da Informação: noções básicas de segurança da informação, como tipos de ameaças e vulnerabilidades, técnicas de prevenção de ataques e backup de dados.

Internet: conhecimentos básicos de navegação na internet, uso de navegadores web e conceitos de segurança online.

Programação: conhecimentos básicos em lógica de programação e algoritmos, como estruturas de controle, variáveis e tipos de dados.

Banco de dados: noções básicas de banco de dados, como estrutura de dados, SQL básico e conceitos de normalização.

DIREITO

Direito Constitucional: princípios fundamentais, direitos e garantias fundamentais, organização dos poderes, entre outros;

Noções de Direito Administrativo: princípios básicos da administração pública, organização da administração pública, atos administrativos, entre outros;

Direito Penal: crimes comuns, crimes contra a administração pública, penas, medidas de segurança, entre outros;

Noções de Direito Civil: pessoas, bens, obrigações, contratos, entre outros.

É importante lembrar que as bancas organizadoras dos concursos podem definir o conteúdo programático de forma diferente, portanto, é fundamental ler atentamente o edital de concursos que não precisam de superior para saber quais matérias estudar.

Fique de olho em nossas novidades!

Rolar para cima