Dicas de Estudos para o Enem: 6 Passos Para o Sucesso!

Dicas de Estudos para o Enem: Se Prepare para Ter Um Bom Resultado na Prova!

Chegamos na metade do ano de 2024, com isso, estamos cada vez mais próximos do tão esperado pelos jovens Exame Nacional do Ensino Médio. Dessa forma, as dicas de estudos para o Enem são muito úteis para ajudar os estudantes a se preparar melhor. Afinal, a prova é de extrema importância para quem deseja ingressar em faculdades, sejam elas públicas ou privadas. Isso porque a nota da prova influencia muito nas listas de aprovação e de descontos.

Anúncios

Primeiramente, é importante que você saiba que as dicas de estudos para o Enem são uma maneira de te ajudar a se preparar melhor para fazer a prova. De antemão, uma dica fundamental é não se desesperar, sabemos que a pressão de terceiros e a própria é muito grande. Mas saiba que você se preparando, estudando e se organizando, terá sucesso em seus resultados.

Não existe uma fórmula correta para ter bons resultados, mas com as dicas de estudos para o Enem corretas, sem dúvidas, você estará preparado para realizar a prova. Dessa forma, começar a estudar com antecedência, consultar algumas provas e temas de redações anteriores e fazer exercícios específicos, são apenas algumas das dicas que irão te ajudar. Sendo assim, para saber mais sobre as dicas de estudos para o Enem, continue a leitura do artigo até o final. Boa sorte!

O que é o Enem?

dicas de estudos para o Enem
O Enem é uma das principais provas brasileiras para o ensino médio (fonte: Reprodução)

Em primeiro lugar, antes de saber as dicas de estudos para o Enem, é importante entender melhor o que é o Exame Nacional do Ensino Médio e como ele funciona na prática. Dessa forma, o Enem se trata de uma prova anual que dá acesso aos jovens e adultos ao ensino superior no Brasil. Oferecendo a eles oportunidades de entrar nas maiores universidades do país.

O Enem foi criado no ano de 1998 com o principal objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes que estavam prestes a concluir o ensino médio. Além disso, a partir do ano de 2004 a ferramenta passou a ser utilizada para os estudantes com um bom desempenho ingressarem em instituições de ensino superior. Dessa forma, o principal foco é que os alunos possam ingressar em universidades públicas, já que a maioria delas aceita alunos apenas pelo desempenho no Enem. 

Contudo, também existe a possibilidade de alunos de faculdades particulares conseguirem grandes descontos por conta de suas notas. Além disso, desde o ano de 2010 a nota do Enem permite o acesso dos alunos ao Sistema de Seleção Unificado (SISU). No qual, os alunos utilizam a nota do exame para poder concorrer a vagas em universidades públicas do Brasil. A nota pelo desempenho do aluno no exame também é usada em outros programas do Governo Federal, como: Fies e Prouni.

Anúncios

Conheça o modelo da prova

Primeiramente, o modelo da prova do Enem é composto por 180 questões objetivas, sendo 90 em cada um dos dias de exame. Além disso, são 45 itens para cada área de conhecimento. Cada questão possui uma pergunta com cinco alternativas, sendo apenas uma das opções verdadeiras. 

O exame é aplicado em dois domingos consecutivos, e a prova é aplicada apenas  de maneira impressa. Por mais que o modelo digital da prova já tenha sido testado anteriormente. Desse modo, o exame é dividido da seguinte forma:

1º dia

Anúncios

  • Redação
  • Linguagens e códigos
  • Ciências humanas

2º dia

  • Ciências da natureza
  • Matemática

Duração da prova

Os participantes possuem ao todo 5h50 para realizar as provas no primeiro dia do Enem, o que consequentemente inclui a redação dentro desse horário. Já no segundo dia, o Exame Nacional do Ensino Médio possui 5 horas destinadas para a resolução de todas as questões fornecidas naquele dia.

Local da prova – Dicas de estudos para o Enem

O local da prova do Enem pode ser acessado perto da data na página do participante no site. Além disso, alguns dias antes do primeiro dia de exame, o Inep libera aos alunos todas as informações necessárias, incluindo o local da prova, documentos necessários e horário para a chegada.

Dentro dessa mesma página, você consegue ter acesso para imprimir o cartão de confirmação que não é obrigatório no dia do exame. Entretanto, ajuda a reunir todas as informações necessárias que o candidato precisa saber sobre o Enem.

Inscrições

As inscrições para o Enem são abertas anualmente e permitem que os estudantes de todas as partes do Brasil participem da prova. Além disso, em alguns casos ainda existe a possibilidade de conseguir a isenção da taxa. Isso caso o candidato se encaixe nos pré-requisitos exigidos, contudo, falaremos sobre isso em breve. As inscrições para o Enem 2024 começaram no dia 27 de maio, e se encerram no dia 7 de junho.

As inscrições para o Enem são feitas de forma totalmente online, no site oficial do Inep (https://www.gov.br/inep). Para se candidatar você precisa acessar  a Página do Participante dentro do período de inscrição e fazer o login usando sua conta gov.br. Veja a seguir o passo a passo para fazer sua inscrição do Enem.

Passo a passo

  1. Em primeiro lugar, acesse a página do participante, entre no gov.br, digite seu CPF e sua senha;
  2. Inicie o chat com o robô Nanda e clique na opção de imagem que ela pedir;
  3. Adicione seus dados pessoais (como data de nascimento, CPF, nome dos pais, sexo, endereço, estado civil e nacionalidade).
  4. Especifique seu atendimento específico e especializado caso seja preciso;
  5. Informe sua cidade e língua estrangeira da sua preferência para fazer a prova;
  6. Marque a escolaridade atual (por exemplo, se está cursando o 3° ano do ensino médio ou já terminou. Além disso, os treineiros também precisam marcar essa opção).
  7. Informe se você estuda ou estudou na rede pública de ensino, ou como bolsista na rede particular, além de ter concluído o ensino médio pelo Exame de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja);
  8. Em seguida, preencha o questionário socioeconômico;
  9. Insira seus contatos;
  10. Escolha uma opção para local de prova;
  11. Coloque uma foto de identificação;
  12. Pague a taxa que atualmente é R$85 reais.

Além disso, é nesse momento que caso você esteja dentro dos padrões solicitados, faça o pedido da isenção da taxa. Na verdade, qualquer pessoa pode fazer a solicitação, contudo, não são todas que conseguem.

Isenção da taxa do Enem

Primeiramente, a isenção do Enem é concedida aos participantes que estiverem cursando o 3º ano do ensino médio. Isso independente da modalidade de ensino, ou seja, em escolas da rede pública declaradas ao Censo Escolar. Além disso, também podem solicitar essa gratuidade do exame estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública. 

Ou então como bolsista integral na rede privada de ensino, além de possuir uma renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Isso baseado no valor atual do salário referente ao ano no qual o aluno irá realizar a prova. Recado importante: quem conseguiu a isenção para o Enem no ano anterior, contudo, não compareceu para realizar a prova nas datas corretas. Precisa justificar o motivo da ausência antes de solicitar novamente o benefício.

Dicas de estudos para o Enem

Sabemos que estudar para o Enem pode acabar sendo um processo desafiador e até mesmo assustador. Afinal, desde o início do ensino médio, ou até mesmo um pouco antes dele, os professores já começam a tocar no assunto com os alunos. Palestras são feitas nas escolas públicas, até mesmo alguns treinamentos. 

Entretanto, criar um cronograma de estudos, fazer resumos de estudos, resolver alguns exercícios, consultar provas anteriores e separar algumas horas do seu dia para se preparar para o exame. Acabam deixando todo esse processo mais fácil e você poderá perceber que o Enem não é um bicho de sete cabeças. Dessa forma, pensando em te ajudar nesse momento tão importante, separamos algumas dicas de estudos para o Enem que irão te ajudar nesse processo, confira:

1- Tenha um bom planejamento – Dicas de estudos para o Enem

É comum que muitos alunos fiquem apreensivos quando finalmente chega o ano de prestar o Enem, principalmente se for o primeiro ano fazendo a prova. Contudo, é importante cuidar para que esse sentimento não acabe tomando conta de você. Por esse motivo, uma dica fundamental para não deixar a ansiedade tomar cona de você é se planejar com antecedência para a prova, além de cuidar da sua saúde mental. Fazendo essas duas coisas, você evita se sobrecarregar. Dessa forma, para começar, faça a você mesmo as seguintes perguntas:

  1. Qual o melhor horário para que eu possa estudar?
  2. Quantas horas por dia eu tenho disponível para estudar para as provas?
  3. Quantos dias eu tenho para me preparar até o início das provas?
  4. Quais são as matérias que eu mais tenho dificuldades e preciso me dedicar mais?

Além disso, saiba que preparar um ambiente organizado para seus estudos é fundamental durante esse processo. Isso porque selecionar um espaço desorganizado ou improvisado demais para seus estudos, pode acabar comprometendo todo seu desempenho diariamente. Dessa forma, o ideal é escolher um local mais adequado para seus estudos. Não precisa ser nada grande ou luxuoso, pode ser um simples cantinho  no seu quarto com uma mesa que seja, o importante é que esse seja um local mais reservado e organizado com seus materiais de estudo.

O recomendado é estudar em um lugar mais tranquilo, longe de pontos de circulação de outras pessoas em sua casa, como a sala de estar ou a cozinha, por exemplo. Afinal, normalmente esses locais costumam ser pontos de comunicação entre os moradores de um lar. Caso o ambiente não tenha muito barulho e movimentação, é melhor ainda. Além disso, não se esqueça da iluminação do local.

Mantenha uma organização no ambiente

Dessa forma, tendo um local apropriado para estudar é fundamental que você mantenha a limpeza e organização dele em dia. Cuide para que o espaço esteja sempre arrumado para evitar distrações. Ou seja, assim que encerrar um dia de estudos, separe alguns minutos para deixar o ambiente limpo e organizado para o dia seguinte. Afinal, é completamente normal deixar os materiais como canetas, marcadores ou post-its por cima dos lugares. 

Falando nisso, tenha seus objetos e materiais de estudos para o Enem separados do da escola. Dessa forma, você consegue se organizar melhor, e não precisa ficar mudando tudo de lugar todos os dias, correndo o risco de esquecer alguma coisa em casa, por exemplo. Além disso, você não precisa de muita coisa para estudar, estude com aquilo que você tem, seja um caderno e duas canetas, faça o melhor com o que você tem.

Afinal, o que importa são os seus estudos, por isso, uma dica é você fazer um cronograma de estudos com horários e matérias a serem estudados, e deixar uma tabela colada na parede, para conseguir se organizar melhor. Além disso, para os estudos você pode utilizar livros da biblioteca da escola, estudar as matérias de aula, além de utilizar a tecnologia ao seu favor.

2- Crie um cronograma de estudos – Dicas de estudos para o Enem

Reserve algumas horas do seu dia para montar um cronograma semanal de estudos. Dessa forma, para fazer isso você vai precisar de: 

  • Tenha um calendário em mãos;
  • Liste todas as matérias que caem no Enem, ou seja, todas as quatro áreas de conhecimento e a redação (essa informação você pode consultar no edital do exame, para ter uma ideia de tema com base nos anteriores);
  • Liste em paralelo as matérias nas quais você tem mais dificuldade e consequentemente precisa se dedicar mais.

A dica de ouro nesse caso é a seguinte:

  • Marque quantos dias faltam para a prova;
  • Defina quantas horas diariamente você consegue se dedicar aos estudos e para cada matéria. Além disso, distribua os conteúdos em datas no calendário;
  • Dê mais foco para as matérias que são mais difíceis para você;
  • Não se esqueça de separar ao menos dois dias da semana de folga para ter momentos de distração e cuidar de você. Afinal, estudar todos os dias sem descanso pode acabar até mesmo prejudicando o seu desempenho na prova, já que estará sobrecarregado.

Já que um bom planejamento faz toda a diferença para seus estudos e consequentemente seus bons resultados no Enem, a organização dos seus estudos precisa partir de um cronograma. Desse modo, comece utilizando essa ferramenta para identificar todos os seus dias e horários livres e como eles podem ser bem aproveitados.

Em seguida, distribua as tarefas de acordo com as datas e períodos que você tem livre em sua rotina. Por acaso você tem uma hora sobrando entre o intervalo de uma aula para outra? Nesse caso, utilize ele para adiantar alguma leitura baseada na matéria do cronograma do dia.

3- Estabeleça metas diárias – Dicas de estudos para o Enem

Outra das dicas de estudos para o Enem importante é estabelecer metas de estudos diárias para ter mais controle sobre seu processo de preparação para a prova. Dessa forma, se você permite que os estudos aconteçam de maneira totalmente livre, o seu tempo não será utilizado e aproveitado da melhor forma. Portanto, procure definir metas diárias de estudos, separe qual matéria irá estudar no dia e por quanto tempo, por exemplo.

Descreva quanto tempo você tem disponível até seu próximo compromisso do dia ou quantos exercícios podem ser feitos. Em seguida, procure dividir essas metas em elementos menores, ou seja, ao invés de estudar 10 capítulos seguidos, procure ler 2 por dia, por exemplo, e fazer questões relacionadas ao assunto. Procure criar alguns objetivos diários, semanais e mensais. Essa é uma maneira de acompanhar todo seu progresso e de ver quais matérias estão precisando de uma atenção extra, por exemplo.

É importante se lembrar que as dicas de estudos e organização são suas aliadas durante esse processo que caso você deseje entrar em uma faculdade pública, é um dos mais importantes da sua vida. Por isso, leve a sério todo esse processo e se dedique para conseguir atingir seus objetivos e consequentemente ter um bom resultado. Contudo, não se esqueça de viver durante esse processo, cuidar da sua saúde mental é fundamental.

Crie recompensas para quando cumprir metas

Uma das principais formas para manter sua motivação pelos estudos é se recompensar sempre que cumprir uma meta. Mas calma, não precisa e nem deve ser nada grandioso: 15 minutos de descanso ou um chocolate após a leitura de um capítulo. Ou até mesmo a oportunidade de assistir um episódio da sua série preferida no final do dia já são algumas recompensas viáveis, e que podem acabar te dando um gás a mais.

Esse é um excelente jeito de manter seu cérebro mais motivado e focado no que precisa ser feito. Entretanto, não use isso como seu principal motivo para estudar, até porque a maior recompensa será dada após o resultado das provas e de todo o seu esforço. Por isso, uma dica para quem deseja tirar boas notas no Enem, é começar a fazer as provas desde o 1º ano do ensino médio.

Isso porque você começa a fazer desde a primeira oportunidade, você estará preparado e com uma boa noção de como funciona a prova quando chegar no 3º ano e for fazer para valer. Sem contar que tendo mais de uma prova e redação, depois você consegue escolher seu melhor desempenho para poder utilizar para tentar entrar nas faculdades. Claro, caso você já esteja no 3º ano, não precisa se desesperar, é só pegar firme e se dedicar para ter um bom desempenho.

4- Faça simulados com as provas do Enem – Dicas de estudos para o Enem

Resolver questões das provas anteriores do Enem, sem dúvidas, é uma das melhores dicas de estudos para o Enem que você irá encontrar por aqui. Os principais benefícios de fazer isso são: você consegue ficar mais familiarizado com o modelo das questões aplicadas e consegue identificar quais conteúdos acabam gerando mais dificuldades.

Além disso, você consegue fazer os simulados em casa mesmo, na internet existem diversos deles disponíveis. Nesse caso, você só precisa baixar os cadernos de prova gratuitamente diretamente pelo site do Inep, ter um cronômetro ao seu lado e mandar a ver. Dessa forma, você pode fazer isso uma ou duas vezes por semana, por exemplo. Fazendo isso, você consegue se preparar para os seguintes prazos:

  • Você terá quatro horas e meia para concluir as questões de Linguagens e Ciências Humanas;
  • Quatro horas e meia para as provas de Ciência da Natureza e de Matemática;
  • Uma hora para fazer a prova de redação (escrever e passar a limpo em outra folha caso necessário).

5- Evite ter distrações

Para conseguir ter mais produtividade em seus estudos, é importante que durante esse período você não tenha interrupções e nem precise ficar parando a todo momento. Isso porque aquele minutinho que você pausa os estudos para atender uma ligação ou ver algo rápido na TV pode acabar se estendendo e se tornando meia hora seguida.

Por esse motivo, o melhor a se fazer é durante o período de tempo estipulado para os estudos você mantenha sua atenção apenas nele. Afinal, você já mexeu na sua agenda e separou algumas horas diárias apenas para poder se dedicar ao seu processo de aprendizagem. Por isso é tão importante você ter um lugar separado apenas para realizar os seus estudos.  Além disso, assim que você for estudar, separe tudo o que irá precisar usar naquele momento, como por exemplo: livros, cadernos, anotações e canetas. Isso irá te ajudar a manter o foco nas suas tarefas, sem precisar ficar se deslocando para pegar algo.

Faça suas anotações

Uma das principais maneiras de não ceder às tentações e distrações é manter em mãos uma folha de papel.  Isso porque nela você consegue anotar tudo o que vier em sua mente, escreva todas as suas dúvidas e anotações que precisam ser feitas. Até mesmo o que você precisa fazer quando terminar os estudos, como por exemplo, ir a academia, mandar uma mensagem importante a uma amiga ou visitar os avós.

Anotando tudo fica mais fácil de deixar a sua mente limpa e consequentemente conseguir focar melhor nos estudos, sem precisar ficar abrindo a porta toda hora, levantando ou algo do tipo. Além disso, você pode separar uns 20 minutos, por exemplo, para fazer um intervalo, ir ao banheiro e fazer um lanche, por exemplo. Afinal, você precisa ter foco, mas sem ficar em cárcere privado, é importante tirar alguns momentos para relaxar, fazer um lanche e beber uma água.

6- Se desconecte

É só ouvir o celular tocando ou apitando que você já corre dar uma espiadinha para ver o que é, não é mesmo? Ou então, alguma vez já se pegou deslizando as redes sociais sem mesmo perceber? Bom, isso é algo muito comum na realidade tecnológica na qual vivemos. Porém, também acaba afetando nossos resultados e até mesmo atrasando as atividades da nossa rotina diária. 

Por isso, o ideal é se desconectar sempre que estiver fazendo alguma atividade importante, como é o caso dos seus estudos. Sendo assim, se for possível procure deixar o seu celular no silencioso ou no modo não perturbe durante seu tempo de estudos. Caso prefira, você pode desligar o aparelho para conseguir se manter mais focado no que precisa ser feito. As redes sociais podem acabar te prejudicando nesses momentos, o que significa que é melhor aprender a ficar um pouco longe delas. Deixe para curtir as fotos que seus amigos postaram depois, ou ver as notificações da sua página preferida do instagram assim que terminar seus estudos do dia.

Use a tecnologia como sua aliada

Como a ideia é se desconectar do celular e das redes sociais, até fica parecendo que a tecnologia é alguma vilã, não é mesmo? Mas é importante deixar claro que ela não precisa ser. Até porque, quando utilizada da forma certa, a tecnologia pode acabar sendo uma grande aliada até mesmo durante seus estudos. 

Dessa forma, você pode acabar usando esses recursos para ter mais produtividade, como são o caso dos aplicativos para estudar, por exemplo, que podem ser incluídos na sua rotina de estudos. Também existem algumas extensões para o navegador que se responsabilizam por bloquear sites e redes sociais, consequentemente eles te ajudam a medir melhor  seu desempenho.

Conclusão sobre dicas de estudos para o Enem

As dicas de estudos para o Enem são fundamentais para os estudantes que estão buscando ter bons resultados na prova. Afinal, essa é uma das provas mais cobiçadas pelos estudantes brasileiros, já que ela dá a oportunidade de muitos jovens e adultos ingressarem em uma universidade pública. O que é o sonho de milhões de brasileiros que desejam fazer o ensino superior.

Isso porque sabemos o quão difícil é para muitas pessoas realizar o tão almejado sonho de fazer uma faculdade, muitas vezes por conta da falta de dinheiro para pagar uma faculdade ou até mesmo moradia. Por esse motivo, o Enem oferece a essas pessoas a oportunidade de realizar esse sonho e se profissionalizar em uma área que ele deseje. Contudo, essa tarefa não é tão simples, já que a prova exige muito preparo e capacitação dos alunos.

Por isso, é fundamental que os estudantes se preparem com antecedência para poder realizar essas provas. Como falamos durante o artigo, o Enem acontece em dois domingos seguidos no segundo semestre do ano, e brasileiros de todos os cantos do país podem participar. Dessa forma, nossas dicas como ter um lugar próprio para poder estudar, procurar provas antigas para poder ter uma noção de como são as questões e ler sobre temas atuais para se preparar para a redação. São fundamentais para quem está aguardando a tão sonhada oportunidade de fazer seu ensino superior.

Rolar para cima