A relação entre estudantes universitário e Previdência Social ainda é desconhecida por muitas pessoas, portanto, não sabem que podem desfrutar de certas vantagens. Sendo assim, muitas vezes o estudante universitário entra no mercado de trabalho enquanto está cursando sua formação, focando unicamente nos estudos. Entretanto, o mesmo pode contribuir para a previdência social.
Anúncios
Dessa maneira, a forma como estudantes universitário e Previdência Social se interligam é vantajosa para ambas as partes. Desse modo, você entenderá como funciona a contribuição dos estudantes universitários à previdência privada. Além disso, vai conhecer os benefícios que essa contribuição vai gerar.
Portanto, a relação entre estudantes universitário e Previdência Social ainda é pouco conhecida e pode impactar positivamente a vida de muitas pessoas. Neste caso, é importante conhecer todas as características da contribuição e saber como a mesma vai afetar a sua vida profissional a longo prazo.
O que é Estudantes universitário e previdência social?

Primeiramente, é preciso destacar que contribuir para a previdência social é de extrema importância para todos os brasileiros. Contudo, é normal achar que apenas quem está trabalhando atualmente pode fazer a contribuição. Entretanto, a contribuição não se restringe aos trabalhadores e você conhecerá mais sobre a relação entre estudantes universitário e Previdência Social.
Sendo assim, a Previdência Social possui um papel muito importante na vida dos brasileiros, pois se trata de um seguro social. Neste seguro social, os brasileiros contribuem mensalmente, seja com o desconto da CLT, pagamento da guia do MEI ou de outra maneira. Entretanto, o mais comum é vermos trabalhadores contribuindo com a Previdência Social.
Dessa forma, a Previdência Social tem como objetivo principal prestar suporte ao trabalhador quando este não trabalhar mais, ou seja, quando se aposentar. Portanto, a aposentadoria do brasileiro tem relação direta com a contribuição para a Previdência Social que o mesmo faz durante seus anos de trabalho. Assim, podemos dizer que este sistema previdenciário é o que torna possível a aposentadoria dos brasileiros.
Anúncios
Além disso, o seguro social também aparece em outros momentos da vida do trabalhador brasileiro além da aposentadoria. Portanto, os riscos econômicos são situações onde o trabalhador não pode exercer sua função. Dois dos riscos econômicos mais comuns são a perda de rendimento devido à doença e a invalidez, por exemplo.
Dessa maneira, a Previdência Social pode atuar em sua vida profissional em diversas situações, desde que você seja um contribuinte. Sendo assim, o salário-maternidade é oferecido através do sistema previdenciário, assim como o auxílio doença. Dito isso, a Previdência Social terá grande importância durante toda a vida profissional do trabalhador e principalmente depois dela.
Universitários e a Previdência Social
É muito comum que pais e filhos se preocupem quanto a contribuição para a Previdência Social. Isso porque, em alguns cenários, o jovem pode demorar para entrar no mercado de trabalho. Desse modo, os universitários, por exemplo, muitas vezes se dedicam primeiramente a sua formação para depois começarem a atuar. Assim, é importante saber que você pode sim começar a contribuir mesmo sem estar trabalhando.
Anúncios
Dessa forma, é preciso destacar que tanto estudantes universitários quanto do ensino médio podem contribuir para a Previdência Social. O estudante precisa ter mais de 16 anos e o valor a pagar é de 11% em alíquota reduzida sobre o salário mínimo ou 20% do valor definido de pagamento.
Além disso, os jovens de famílias com renda até 2 salários mínimos que estejam com a inscrição no Cadastro Único ativa possuem outra alternativa. Desse modo, esses jovens podem realizar o pagamento pelo modelo de contribuição facultativa de baixa renda. Assim, o valor dessa contribuição é de 5% do salário mínimo vigente no momento.
Por fim, para realizar suas contribuições, o estudante precisa estar inscrito no Meu INSS. Para fazer a inscrição, você pode utilizar o aplicativo, ligar para a central 135 ou acessar o site (meu.inss.gov.br). Dessa forma, a Guia da Previdência Social (GPS) é a maneira como você vai realizar a sua contribuição, com vencimento todo dia 15 do mês.
Vantagens – Estudantes universitário e Previdência Social
A relação entre estudantes universitário e Previdência Social é cheia de benefícios para ambas as partes, mas poucas pessoas sabem disso, sendo assim uma das muitas curiosidades financeiras. Portanto, o pagamento facultativo da contribuição, ou seja, por vontade própria, entra para o tempo de contribuição necessário para a aposentadoria. Dessa maneira, quanto antes você começar a contribuir para o sistema previdenciário, mais cedo você poderá se aposentar.
A aposentadoria por tempo de contribuição é de 30 anos para mulheres e 35 anos para os homens. Esse é o tempo mínimo de contribuição e, ao começar a contribuir para a Previdência Social antes de começar a trabalhar, esse tempo terá um impacto muito positivo no final. Além disso, o universitário tem acesso a alguns outros benefícios do seguro social.
Desse modo, o estudante universitário pode solicitar o auxílio por incapacidade temporária, por exemplo. Para mais, o salário-maternidade é outro benefício do sistema previdenciário que universitários que contribuem podem solicitar. Por sua vez, os dependentes poderão solicitar a pensão por morte e o auxílio-reclusão.
Sendo assim, o seguro social é muito relevante para os universitários, pois os mesmos podem contar com esses suportes do sistema previdenciário caso precisem. Dito isso, poder começar a contribuir desde cedo é muito vantajoso, já que assim este período entrará na contagem para a aposentadoria por tempo de contribuição.
Conclusão sobre estudantes universitário e Previdência Social
Por fim, a relação entre estudantes universitário e Previdência Social é muito positiva. Dessa maneira, os universitários podem contribuir para o sistema previdenciário sem problemas. Vale destacar que a Previdência Social é um órgão responsável pela aposentadoria dos brasileiros, além de outros auxílios durante sua vida profissional.
Dessa forma, os trabalhadores devem contribuir com o sistema previdenciário para poder se aposentar. Além disso, é importante destacar que tanto os universitários quanto estudantes do ensino médio podem contribuir para a Previdência Social. Desse modo, a contribuição acontece através da GPS, Guia da Previdência Social. Esse boleto é mensal e vence todo dia 15.
Sendo assim, é possível começar a contribuir a partir dos 16 anos de idade. Uma grande vantagem é que o período que você contribui, mesmo que facultativo, conta para a aposentadoria por tempo de contribuição. Para mais, também é possível para os universitários solicitarem alguns dos benefícios da Previdência Social. Entre esses benefícios estão o auxílio por incapacidade temporária, salário-maternidade, auxílio reclusão e pensão por morte.
Portanto, são muitos os benefícios para os universitários que optam por contribuir com a Previdência Social. Dito isso, existe uma modalidade de contribuição mais acessível para universitários de famílias que recebem até dois salários mínimos e tem inscrição ativa no CadÚnico. Assim, não deixe de contribuir e aproveitar os benefícios!