Inscrição Jovem Aprendiz: Veja Mais Detalhes!

Jovem Aprendiz Inscrição: O que é e Como Fazer a Sua!

Começar no mercado de trabalho pode ser difícil, portanto conhecer e fazer Jovem Aprendiz Inscrição vai te ajudar muito.

Anúncios

Sendo assim, com Jovem Aprendiz Inscrição você tem oportunidades excelentes de começar a aprender uma profissão.

Desta forma, vamos apresentar o que é e como você pode fazer seu Jovem Aprendiz Inscrição para aproveitar todas as vantagens.

O que é Jovem Aprendiz?

inscrição jovem aprdiz
Fazendo inscrição (Imagem: reprodução)

O primeiro emprego é um momento importante na vida de toda pessoa, e com o Jovem Aprendiz Inscrição pode ser facilitado.

Nos dias de hoje, os jovens encontram dificuldade na hora de entrar no mercado de trabalho e isso se tornou uma grande preocupação.

Portanto, o programa Jovem Aprendiz vem como uma oportunidade de começar neste universo de maneira correta.

Anúncios

Desta forma, o Jovem Aprendiz, também conhecido como Aprendiz Legal, na verdade se trata de uma lei.

Essa lei prevê que as empresas de médio ou grande porte no Brasil contratem aprendizes entre 14 e 24 anos, oferecendo assim empregos para jovens. 

Além disso, dependendo da empresa a porcentagem de aprendizes pode ser de 5% a 15% dos colaboradores da empresa. 

Anúncios

Os jovens aprendizes vão então aprender a desenvolver suas funções de maneira prática e teórica, sendo preparados para o mercado de trabalho.

Assim sendo, o Jovem Aprendiz Inscrição é um programa onde todo mundo sai ganhando, tanto o jovem quanto o empregador. 

Para os aprendizes têm a primeira experiência profissional e o desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho. 

Enquanto isso, as empresas formam profissionais qualificados, se envolvem positivamente com a sociedade e podem expandir sua cultura empresarial. 

Desta maneira, o programa Jovem Aprendiz é uma opção vantajosa para os jovens que buscam uma oportunidade de emprego.

Funcionamento

Antes de fazer a sua Jovem Aprendiz Inscrição você precisa entender como funciona o dia a dia desse programa.  

Primeiramente, vale ressaltar que o programa Aprendiz Legal é uma lei, mais especificamente a Lei 10.097/2000.

Além disso, ao ser jovem aprendiz você vai formalizar seu vínculo com a empresa por meio de um contrato de trabalho, que pode ter duração de até 2 anos. 

Para mais, quando está no programa, além da prática diária você recebe cursos que contribuem para sua formação teórica. 

O objetivo do Jovem Aprendiz é uma formação completa e por isso une a prática da função com aulas teóricas recheadas de informação. 

Quanto a carga horário, essa varia entre 4 e 6 horas por dia, um número reduzido de horas para que você possa estudar e trabalhar.

Contudo, em alguns casos pode acontecer do Jovem Aprendiz ter uma carga horária de 8 horas diárias. 

No caso de não ser formado, para ser Jovem Aprendiz você precisa estar matriculado na escola e frequentá-la de maneira regular. 

Além do mais, quando faz parte deste programa você recebe os benefícios de um funcionário CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Desta maneira, além do seu salário, você vai contar com registro na carteira de trabalho, por exemplo.

Outros benefícios como vale-transporte, férias e um certificado de qualificação profissional ao concluir a parte teórica também estão inclusos!

Vale ressaltar que o programa Jovem Aprendiz é 100% gratuito e você não tem nenhum tipo de cobrança na Jovem Aprendiz Inscrição.  

Por fim, o objetivo do Aprendiz Legal é justamente dar uma primeira oportunidade de emprego para os jovens.

Inscrição

Para fazer sua Jovem Aprendiz Inscrição e começar no mercado de trabalho, você pode fazer todo o processo pela internet, sem sair de casa. 

Primeiramente, você pode se cadastrar no Programa Aprendiz Legal através dos sites das empresas mesmo.

Outra opção é em sites que são selecionadores de talentos e fazem esse trabalho de encaminhar os jovens aos empregadores.

Não deixe de conferir o artigo sobre Vagas de Emprego Jovem Aprendiz

Sendo assim, um desses sites é o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), onde você pode se cadastrar online seguindo o nosso passo a passo.

Para começar, você precisa entrar no portal do CIEE na internet, através do navegador, seja pelo celular ou computador. 

Entrando no portal, você deve clicar em “cadastre-se” para começar a preencher o formulário com seus dados.  

Desta maneira, tenha os seus documentos em mãos e preste muita atenção para não inserir nenhum dado errado.

O documento que você vai precisar vai ser o seu CPF, que servirá como login de acesso no portal CIEE.

Para mais, é preciso cadastrar também um e-mail e um número de celular válido, pois são necessários para concluir o cadastro.

O e-mail e telefone são para o CIEE entrar em contato quando surgirem vagas.

Além disso, as informações de seu endereço, como CEP, precisam ser preenchidas de maneira cuidadosa. 

Por fim, a Jovem Aprendiz Inscrição possui vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e é neste momento do cadastro que você informará se é ou não PCD.

Jovem Aprendiz Paulista

O Governo do Estado de São Paulo possui um programa chamado Jovem Aprendiz Paulista que oferece excelentes oportunidades.

Desta maneira, a Jovem Aprendiz Inscrição é apenas para alunos da rede pública do estado de São Paulo. 

Portanto, são mais de R$145,5 milhões investidos neste programa que pretende gerar mais de 60 mil empregos para jovens entre 14 e 18 anos. 

O Jovem Aprendiz Paulista é um programa que tem como principal objetivo educar os jovens e capacitá-los para o mercado de trabalho.

Além disso, o programa busca incentivar o comércio e movimentar a economia paulista ao gerar empregos para jovens. 

Sendo assim, essa iniciativa promove que as micro e pequenas empresas do estado paulista disponibilizem vagas para Jovem Aprendiz Inscrição

Para mais, os alunos matriculados na rede pública de ensino, com idade entre 14 e 18 anos, vão ter mais oportunidades de emprego.

O governo do estado irá oferecer benefícios aos empregadores e custear essa capacitação dos jovens. 

O programa Jovem Aprendiz Paulista oferece vagas próximas a escola e casa dos jovens, para que o emprego não impacte negativamente nos estudos. 

Para fazer a inscrição, serão necessários os documentos do jovem e de seu responsável, sendo o RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Além disso, é necessário um comprovante de endereço com CEP e o nome da escola em que o jovem está matriculado. 

Tanto o jovem quanto o responsável precisarão informar telefone e e-mail que acessem com frequência, essa parte é de grande importância.

Por fim, o cadastro deve ser feito através do site oficial da iniciativa (http://www.jovemaprendiz.sp.gov.br/).

Conclusão sobre Jovem Aprendiz Inscrição

Para os jovens, entrar no mercado de trabalho é um grande desafio, mas com a Jovem Aprendiz Inscrição pode ser muito mais fácil. 

Desta maneira, o programa Jovem Aprendiz é uma lei que prevê que as médias e grandes empresas ofereçam vagas para jovens.

Essa lei também é conhecida como Aprendiz Legal e entre as exigências para participar do programa está ter entre 14 e 24 anos. 

Além disso, é preciso estar matriculado e frequentando a escola. 

Com o Jovem Aprendiz, o jovem tem uma primeira oportunidade no mercado de trabalho e recebe capacitação prática e teórica.

Além de desempenhar suas funções na prática dentro da empresa, o Jovem Aprendiz faz um curso teórico para complementar seu desenvolvimento. 

Para mais, neste programa os jovens recebem benefícios como ser registrado na carteira, férias, salário e um certificado de conclusão do curso teórico. 

A empresa também sai ganhando, pois ajuda a formar mão de obra capacitada, divulga a cultura empresarial e gera impacto social positivo. 

Para fazer Jovem Aprendiz Inscrição, você pode encontrar vagas nos sites das empresas mesmo.

Além disso, portais como o CIEE fazem a ponte entre o jovem e o empregador e você pode se cadastrar através da internet.

Por fim, o Jovem Aprendiz Paulista é um programa do governo do estado de São Paulo que incentiva as micro e pequenas empresas a contratarem jovens.


O foco do programa é gerar empregos para jovens entre 14 e 18 anos matriculados na rede pública de ensino do estado, além de aquecer a economia.

O Jovem Aprendiz é um programa sensacional e ao participar dele você tem muitas portas abertas para o mercado de trabalho.