Invenções que Mudaram a Humanidade: 10 Principais!

Invenções que mudaram a humanidade: Conheça as 10 mais impactantes!

As invenções que mudaram a humanidade são responsáveis diretas pelo mundo como conhecemos hoje. Dessa maneira, conhecer essas invenções, sua criação e importância para a construção do mundo moderno é essencial. Portanto, a aplicação dessas invenções continua até hoje e fazem uma diferença enorme em nosso dia a dia. 

Anúncios

Desse modo, o ser humano é capaz de encarar problemas e criar soluções para continuar seu progresso. Sendo assim, as principais invenções que mudaram a humanidade surgiram de necessidades ou oportunidades. Essas invenções permitiram que a humanidade continuasse desenvolvendo sua sociedade e novas tecnologias através dos séculos. 

Dito isso, você conhecerá as principais invenções que mudaram a humanidade. Além disso, era entender um pouco mais sobre a história da criação de cada uma delas e como contribuíram para mudar o mundo. Dessa forma, poderá entender de maneira mais completa a história da humanidade e da sociedade como um todo. 

O que são as invenções que mudaram a humanidade?

invenções que mudaram a humanidade
As invenções que mudaram a humanidade são muito importantes (Fonte: Canva)

Primeiramente, as invenções que mudaram a humanidade têm um papel fundamental para a sobrevivência de nossa espécie no planeta terra. Desse modo, a capacidade de criar soluções criativas para problemas é um dos principais diferenciais dos humanos com relação a outros animais que habitam nosso planeta. Por isso, a humanidade foi capaz de superar adversidades e continuar desenvolvendo sua sociedade. 

Sendo assim, muitos seres humanos durante a história se mostraram dispostos a encararem os problemas e criarem soluções em forma de métodos ou ferramentas. Dessa forma, essa insatisfação em aceitar a derrota e as coisas como são fez com que surgissem invenções incríveis que continuam transformando a maneira como vivemos até os dias de hoje. 

Entretanto, algumas invenções são, na verdade, descobertas. Esse é o caso do fogo, que se trata de algo natural. Porém, a humanidade foi capaz de usar essa descoberta a seu favor e inovou a maneira de viver no planeta Terra. Além disso, muitas invenções não se tratam de ferramentas ou itens, como é o caso da leitura, por exemplo. Para mais, os humanos nunca param de inventar. 

Anúncios


Dessa maneira, com o passar dos séculos, a humanidade nunca perdeu a criatividade e a vontade de ir mais além. Portanto, você conhecerá invenções que mudaram a humanidade através dos séculos. Vale destacar também que algumas invenções tornaram outras possíveis. Sendo assim, você conhecerá algumas das principais invenções que foram (e são) essenciais para a história da humanidade. 

1 – Roda 

Em primeiro lugar, é preciso destacar a invenção da roda como um divisor de águas na história da humanidade. Dessa forma, a invenção da roda aconteceu em 3.500 a.C. (antes de Cristo) e transformou diversos aspectos da vida humana. Antes da invenção da roda, a humanidade poderia transportar apenas aquilo que cada pessoa conseguia carregar. 

Sendo assim, essa é uma das invenções que mudaram a humanidade, pois, em 3.500 a.C. permitiu que os seres humanos transportassem produção, ferramentas e muito mais, de maneira prática. Portanto, nos primeiros anos de sua criação, a roda transformaria a maneira dos humanos de trabalhar e se locomover.

Anúncios

Dito isso, a maior dificuldade não foi a construção de um objeto que rodasse. Contudo, a criação de um eixo funcional se mostrou um desafio. Todavia, uma vez que o problema foi solucionado, a roda teve impacto imediato na vida das pessoas. Portanto, se tornou possível carregar muito mais produção e se locomover de maneira mais rápida e eficiente. Além disso, a criação da roda incentivou o comércio entre comunidades. 

Por fim, a criação da roda levou ao desenvolvimento de diversas outras invenções. Para mais, relógios, carros e aviões, por exemplo, utilizam rodas para funcionar. A importância da roda na história da humanidade é gigantesca. Com essa invenção, várias máquinas durante a história foram construídas. Além disso, a roda permitiu o desenvolvimento de sistemas para plantações e muito mais. 

2 – Prego

Algumas das invenções que mudaram a humanidade podem passar despercebidas por conta de seu tamanho. Entretanto, a invenção do prego é um marco muito importante para  a história humana. Pode parecer estranho, mas sem os pregos, muito dos móveis e objetos que temos até os dias de hoje não seriam possíveis. Desse modo, é preciso conhecer a história e importância do prego. 

Dessa forma, o surgimento do prego se deu em 2.500 a.C., logo após os humanos aprenderem a manipular e moldar o metal. Para mais, o desenvolvimento do prego passou por aperfeiçoamentos através dos séculos que se seguiram. Sendo assim, no século 3 antes de cristo, o grego Arquimedes transformou o prego em parafuso, que tem uma grande utilidade até os dias de hoje. 

Portanto, os pregos têm um grande papel na construção de moradias e estruturas de madeiras. Com eles, é possível prender as vigas e tábuas de madeiras para criar ambientes mais seguros e resistentes. Dessa maneira, os pregos possibilitaram a construção de casas e contribuíram para que muitas pessoas tivessem um teto para morar. 

Sendo assim, antes dos pregos, as construções eram feitas de pedras e materiais que se complementavam ou encaixavam. Para as construções, novas invenções nunca deixaram de existir, mas os pregos sempre se mantêm presentes até os dias de hoje em alguns aspectos. Além disso, a maioria dos móveis utilizam os pregos para juntar suas partes e, sem eles, o crescimento e desenvolvimento da civilização seria improvável. 

3 – Dinheiro

Entre as invenções que mudaram a humanidade, o dinheiro é uma das que possui maior impacto em todos os aspectos do mundo. Sendo assim, o dinheiro tem um grande papel no desenvolvimento da história humana e da relação entre países, por exemplo. Para mais, o dinheiro definiu muitos rumos durante a história da humanidade e garantiu que diversas situações ocorressem. 

Dessa maneira, a invenção da roda levou, de certa forma, a criação do dinheiro. Graças ao aumento do comércio, em 3.000 a.C. o dinheiro surgiu. Os relatos mais antigos do uso do dinheiro como conhecemos nos dias de hoje são na Mesopotâmia. Portanto, o dinheiro tem uma grande importância no desenvolvimento de economias complexas. Para mais, também levou ao acúmulo de capital e várias outras questões que moldaram a história da humanidade.

Neste caso, com o surgimento do dinheiro, relações profissionais se tornaram comuns. Dessa forma, as pessoas não precisam se conhecer para oferecer serviços ou produtos uma para as outras. Além disso, a criação do dinheiro levou a busca por mais dinheiro, o que levou a épocas como as grandes navegações, por exemplo. 

Para mais, a criação do dinheiro levou, anos depois, ao surgimento do crédito e dos bancos. Desse modo, o dinheiro tornou-se a base da economia global e contribui diretamente para conquistas e conflitos durante a história. Ademais, o dinheiro ainda rege a forma como muitas das relações humanas e entre nações acontecem. Portanto, a história do dinheiro está integrada na história humana e essa invenção é a principal responsável por diversos aspectos do mundo até os dias de hoje. 

4 – Bússola

Por muito tempo, as viagens foram perigosas para os seres humanos. Portanto, se locomover por territórios desconhecidos ou navegar era uma missão muito incerta. Neste caso, a bússola foi uma das invenções que mudaram a humanidade. A invenção da bússola permitiu uma mudança no comportamento humano e fez com que as nações expandissem suas fronteiras. 

Sendo assim, antes da invenção da bússola as navegações dependiam do céu estrelado para se localizar e encontrar os caminhos que precisavam. Dessa maneira, se o céu estivesse nublado, era impossível se guiar pelas estrelas. Essa limitação acabava por impactar nos tempos de viagens e até mesmo no sucesso de diversas expedições. Nessas condições, era impossível se distanciar de terra firme. 

Desse modo, quando se afastavam da terra firme durante o dia, os navegantes não conseguiam se localizar. Por isso, por muito tempo as viagens de navio foram incertas e ainda mais perigosas, pois se a noites nubladas poderiam ser fatais. Dessa forma, o mar era um dos grandes mistérios do mundo e demorou para que continentes distantes fossem alcançados. 

Entre o século IX e XI aconteceu a criação da bússola na China. Essa invenção resolveu os maiores problemas da navegação e permitiu que as navegações se aventurassem cada vez mais longe. Sendo assim, a nova invenção não demorou para chegar até os europeus e árabes. Desse modo, as distâncias não se tornaram menores, mas se tornou possível viajar durante o dia e não depender do clima noturna e observação das estrelas. Não deixe de conhecer também as principais curiosidades sobre a China

5 – Prensa móvel

A prensa móvel é uma das invenções que mudaram a história da humanidade e o mundo moderno deve muito a mesma. Sendo assim, com a prensa móvel foi possível fabricar e popularizar livros, folhetins e jornais. Essa foi uma das principais responsáveis pelo acesso à informação e conhecimento. Além disso, os meios de comunicação impressos continuam tendo lugar no mundo atual, mesmo que reduzido por conta da internet.  

Portanto, Gutenberg inventou em 1440 aquela que é uma das invenções mais importantes da história da humanidade. Antes da invenção da prensa móvel, monges copistas eram os responsáveis por copiar e repassar o conteúdo de pergaminhos, papéis, etc. Com a criação da prensa móvel, essas atividades se tornaram muito mais práticas e rápidas. Ademais, estude os mais diversos conteúdos através da organização sem fins lucrativos Khan Academy (pt.khanacademy.org).

A rapidez e praticidade da produção de material impresso permitiu a rápida popularização do mesmo. Textos, livros, jornais e outras formas de conhecimento impresso se tornaram parte do dia a dia da humanidade. Desse modo, quando essa invenção não existia, era muito mais difícil ter acesso ao conhecimento. 

Dessa forma, em apenas 20 anos foram impressos mais de 20 milhões de livros. Dito isso, o conhecimento se tornou muito mais acessível. Para mais, foi possível arquivar e organizar a história do mundo até então de maneira prática e segura. Além disso, a prensa móvel contribuir para que a reforma protestante acontecesse na Europa. Até os dias de hoje, essa segue sendo uma das principais invenções de nossa história. 

6 – Motor

Controlar e utilizar as formas de energia para criar máquinas foi um desafio para os humanos. Dessa forma, entre as invenções que mudaram a humanidade, é impossível não citar o motor. Antes mesmo dos automóveis, os motores tinham grande utilidade e a revolução industrial só foi possível por causa desta invenção. 

Sendo assim, quando o motor surgiu, seus combustíveis eram o vapor ou carvão. Dessa maneira, foi possível a criação de diversas máquinas que facilitam a vida dos seres humanos. A importância do motor para o começo da indústria é gigante. Com o passar dos anos, aconteceu o aperfeiçoamento dos motores. Portanto, hoje em dia possuímos motores que usam derivados de petróleo como combustível. 

Desse modo, os motores permitiram que muitos processos industriais fossem mecanizados. Neste caso, a produção de diversos produtos passou a utilizar novos métodos, que permitiam uma maior velocidade e praticidade. Graças aos novos métodos de produção que o motor proporcionou, a humanidade alcançou, pela primeira vez em sua história, a prosperidade material. Com o passar dos anos, a distribuição dessa prosperidade melhorou. 

Por fim, a invenção dos motores foi diretamente responsável pela revolução industrial. O mundo pós-revolução industrial nos trouxe outras invenções que utilizam motores e que se tornaram indispensáveis. Dessa maneira, os carros e motos, assim como aviões, utilizam motores para funcionar e diminuir as distâncias do mundo. Além disso, diversas máquinas, como as agrícolas, possuem motores. Portanto, os diferentes tipos de motores continuam tendo um papel fundamental na civilização humana. 

7 – Leis – Invenções que mudaram a humanidade

Para organizar a sociedade, foi necessária a criação das leis, que sem dúvidas fazem parte das invenções que mudaram a humanidade. Desse modo, com a criação de leis, foi possível organizar sociedades complexas. Para mais, sem a criação de normas que guiam a vida em sociedade, seria impossível construir grandes civilizações e alcançar grandes feitos. 

Dessa maneira, as primeiras leis datam do Egito Antigo, um dos principais períodos da história humana. Nesta época, surgiram as primeiras leis na forma de um conjunto de 12 livros, que eram o código civil da época. Portanto, milhares de anos antes de Cristo, os seres humanos já procuravam por uma forma de se organizar de maneira mais efetiva. 

Entretanto, foi no século XXII a.C. que aconteceu a criação dos primeiro código que funciona em condicional. O responsável foi o imperador da suméria, Ur-Nammu. Um código condicional funciona da seguinte maneira: “se X acontecer, a punição Y deverá ocorrer”. Ou seja, determina uma sentença para uma ação que foge do código. 

Não demorou muito e, na Babilônia, Hamurabi criou o código de Hamurabi, famoso até os dias de hoje. Hamurabi foi o imperador da Babilônia entre 1792 e 1750 a.C. e historiadores consideram esse como o primeiro código de leis da história. O código de Hamurabi punia criminosos com base no crime que o mesmo cometeu. Portanto, a frase “olho por olho, dente por dente” ficou famosa por razão deste código. 

8 – Telégrafo

Por sua vez, a criação do telégrafo também faz parte do grupo de invenções que mudaram a humanidade. Desse modo, o telégrafo permite que mensagens viajem por grandes distâncias. Essa tecnologia revolucionou os meios de comunicação da época. Além disso, o telégrafo foi muito importante em conflitos, como as guerras mundiais. Portanto, o envio de mensagens por telégrafo teve início em 1840 e surpreendeu por sua grande velocidade e complexidade das mensagens. 

Sendo assim, antes da invenção do telégrafo, uma carta de Londres para Nova York, por exemplo, levava em média 12 dias para chegar. Ou seja, as comunicações entre distâncias eram demoradas e nem sempre recebiam a urgência que precisavam. Com o telégrafo, era possível enviar cerca de 15 palavras por minuto entre Londres e Nova York. 

Dessa forma, os governantes começaram a ter notícias em tempo real sobre os principais acontecimentos de suas nações e do mundo. Desse modo, essa é uma invenção que permitiu que a informação se tornasse mais acessível. Para mais, se tornou possível mandar sinais de alerta, organizar nações e fazer negócios com maior facilidade. A necessidade de grandes deslocamentos por parte de mensageiros praticamente deixou de existir. Confira também curiosidades sobre a Nova Zelândia e fique por dentro de fatos curiosos sobre esse país!

Além disso, nessa época surgiu a Western Union. Dito isso, a principal função da Western Union era transferir dinheiro entre pessoas ou regiões que estavam distantes. É muito grande a importância do telégrafo para o desenvolvimento dos meios de comunicação. Ademais, essa tecnologia esteve presente e foi fundamental em uma época onde a sociedade humana passou por grandes transformações. 

9 – Penicilina – Invenções que mudaram a humanidade

A saúde humana sempre foi um tema sensível e que recebeu atenção durante a história da humanidade. Sendo assim, demorou para conseguirmos desenvolver remédios e tratamentos capazes de combater certas doenças. Dessa forma, a penicilina é uma das invenções que mudaram a humanidade, pois grandes avanços na área da saúde aconteceram graças a isso. 

Dito isso, em 1928 Alexander Fleming descobriu a penicilina totalmente por acaso. Desse modo, como seu laboratório estava sempre desarrumado, Fleming teve o acaso e seu vasto conhecimento ao seu lado para desenvolver a penicilina. Para mais, após alguns anos onde Fleming buscou por financiamento e apoio, foi possível o lançamento dos primeiros antibióticos que utilizavam penicilina. 

Portanto, os antibióticos se mostraram eficazes contra diversas doenças e sua produção começou no início da segunda guerra mundial. Dessa maneira, a penicilina foi muito importante no tratamento de soldados feridos durante a segunda guerra mundial. Além disso, a penicilina é responsável pelo crescimento da população humana, pois permitiu o combate a diversas doenças consideradas mortais. 

Neste caso, os antibióticos também foram indispensáveis para o desenvolvimento da medicina. A humanidade, graças à penicilina, foi capaz de derrotar diversas doenças e estudar mais a fundo métodos para se tornar mais saudável. Portanto, essa é uma das principais invenções que mudaram a humanidade

10 – Internet

Atualmente, é impossível imaginar um mundo sem internet. Dessa maneira, a internet é um meio de comunicação que se tornou indispensável para os seres humanos. Além disso, a rede mundial de computadores conecta o mundo e diversos aspectos da vida moderna. Entretanto, essa é uma das mais recentes invenções que mudaram a humanidade e ainda não sabemos quais são os limites da internet. 

Sendo assim, através da internet nos conectamos à rede mundial de computadores. Atualmente é possível se conectar na internet pelos mais diversos aparelhos: computadores, celulares, televisores, relógios, videogames e muitos outros. Portanto, a internet está cada vez mais integrada no dia a dia das pessoas.

Para mais, governos, bancos e outras grandes instituições do mundo oferecem diversos serviços através da internet. A praticidade e velocidade que essa tecnologia proporciona são muito grandes e transformam o mundo cada vez mais. As redes sociais também mudaram a forma como conhecemos e interagimos com as pessoas, assim como os jogos online. 

Desse modo, o impacto da internet na história da humanidade é gigantesco e não tem previsão para terminar. Essa invenção se mostrou transformadora de uma maneira nunca antes vista. Sendo assim, a internet mudou a forma como encaramos a realidade e fazemos nossas tarefas diárias. Dessa forma, é impossível não considerar a internet uma das invenções que mudaram a humanidade

Conclusão sobre invenções que mudaram a humanidade

Por fim, as invenções que mudaram a humanidade continuam surgindo. Entretanto, não podemos deixar de reconhecer aquelas que tiveram um papel fundamental na história humana, assim como aquelas que seguem sendo relevantes mesmo após milênios. Desse modo, devemos sempre buscar entender a importância prática e social das invenções humanas. 

Dessa maneira, a roda mudou a forma como os humanos transportam produtos e, claro, como se locomovem. O surgimento das rodas contribui diretamente para o desenvolvimento do comércio. Para mais, os pregos tem uma grande importância na construção de casas e outros estabelecimentos, móveis, pontes etc. Já o dinheiro surgiu em 3.000 a.C. e desde então é o principal responsável por moldar a história humana. 

Entretanto, antes da invenção da bússola era impossível navegar para muito longe da terra firme. As grandes navegações, por exemplo, foram possíveis por conta da invenção da bússola pelos chineses. A prensa móvel de Gutenberg permitiu a popularização do conhecimento e das notícias. Enquanto isso, o motor levou a revolução industrial e possui grande relevância até os dias de hoje. 

Além disso, a criação das leis permitiu a melhor organização das sociedades humanas. Já na área da comunicação, o telégrafo revolucionou as comunicações de longa distância e teve grande importância nos séculos XIX e XX. A penicilina foi uma das maiores descobertas da medicina e aconteceu por acaso, levando a criação de antibióticos. 

Por fim, as transformações da internet no mundo não tem previsão de acabar e são incontáveis as mudanças que a mesma já causou na sociedade humana. Portanto, as principais invenções que mudaram a humanidade tem impacto prático e social no mundo. Dessa forma, além de ajudar no desenvolvimento da sociedade, elas tiveram um grande papel no crescimento humano. 

Rolar para cima